quarta-feira, 20 de agosto de 2014

PMRB PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA ABRACE VIDAS DO MP



O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Infância, Juventude e Família, em parceria com a Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, o Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social, a Federação dos Municípios e das Câmaras Municipais do RN, realizou na manhã de hoje (18), na Escola de Governo, o Seminário Fortalecer e Conhecer: Projetos Conviver SUAS e Família Acolhedora – Abrace Vidas.

O seminário foi realizado para lançamento do projeto Família Acolhedora - Abrace Vidas, que tem a finalidade de incentivar os municípios a implantarem o serviço de acolhimento em família acolhedora para crianças e adolescentes órfãos, abandonados ou afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva judicial.
A proposta do Ministério Público é preencher uma lacuna histórica existente no Estado de ausência de oferta de acolhimento de crianças e adolescentes em grave situação de risco. São crianças e adolescentes que precisam ser acolhidos provisoriamente enquanto órgãos de proteção buscam promover sua reintegração à família de origem ou encaminhá-los à adoção.
O Procurador-Geral de Justiça iniciou os trabalhos mencionando a situação de verdadeiro abandono de crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte, destacando que a situação não deve ser analisada apenas sob a ótica da segurança pública, tratando essas crianças e adolescentes como lixo da sociedade. “São necessárias medidas de resgate que ofereçam uma chance a esses jovens, que ofereça perspectiva, para que assim seja possível colher um futuro melhor não apenas pra eles mas pra nós mesmos”, disse.
A Promotora de Justiça e idealizadora do Família Acolhedora - Abrace Vidas, Gerliana Maria Silva Araújo Rocha, apresentou o Projeto traçando um panorama da situação do Estado no que diz respeito ao acolhimento de crianças e adolescentes.
Dos 167 municípios do RN apenas nove possuem unidades de acolhimento institucional mantidas pelo próprio município ou por organização não-governamental para dar proteção e cuidado às crianças e adolescentes. E em nenhum município há o serviço de acolhimento em família acolhedora que, inclusive, deve ser uma alternativa preferencial ao acolhimento institucional, nos moldes do art. 34, § 1º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A Promotora de Justiça apresentou as previsões das etapas do processo de implantação do Projeto que vão desde o lançamento, realizado hoje, a criação de leis municipais até o dia 30/11, a contratação de equipe técnica e capacitação até o dia 30/12, e por último o início da oferta do serviço até do dia 28/02/15.
Para a representante ministerial, o segredo do sucesso do projeto é a formação das equipe técnicas que se encarregarão de todas as atividades ligadas ao acolhimento, que será o único custo concreto dos municípios com o projeto. Desde a divulgação da iniciativa e cadastramento das famílias acolhedoras, ao acompanhamento do período de permanência da criança ou do adolescente na família acolhedora e posterior encaminhamento para adoção.
A idealizadora do Família Acolhedora - Abrace Vidas, lembra que a infância e juventude são prioridades constitucionais. “Sabemos que existem problemas ligados à saúde, ao deficiente, ao idoso e à segurança pública, mas quando priorizamos as crianças e adolescentes estamos cuidando da nossa segurança e dos demais”, disse. “Temos em nossas mãos a oportunidade de mudar a história do Rio Grande do Norte e podemos fazer isso juntos”, conclamou.
O Diretor de Proteção Social Básica e o Diretor de Proteção à Criança e Adolescente de Jaraguá do Sul, respectivamente, Joel Luis Correa e Euci Cristofolini, falaram da experiência desse município de Santa Catarina com o projeto de Família Acolhedora.
A programação do seminário prosseguiu depois do intervalo com palestras sobre o Projeto Conviver Suas pelos Promotores de Justiça Sasha Alves do Amaral e Lenardo Dantas Nagashima, e a assistente ministecial do CAOP Infância, Juventude e Família, Karina Tatiane da Costa Martins.


O que é a Campanha ABRACE VIDAS?

É um projeto do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, empreendido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Infância, Juventude e Família (CAOPIJ), que visa fomentar junto aos municípios do RN a implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para crianças e adolescentes órfãos, abandonados ou afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva judicial (art. 101, VII do Estatuto da Criança e do Adolescente). 

A proposta do Ministério Público é preencher uma lacuna histórica existente no nosso Estado de ausência de oferta de acolhimento de crianças e adolescentes em grave situação de risco, ou seja, de crianças e adolescentes que precisam ser acolhidos provisoriamente enquanto os órgãos de proteção buscam promover a reintegração deles à família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhá-los à adoção. 

Dos 167 (cento e sessenta e sete) municípios do RN apenas 9 (nove) possuem unidades de acolhimento institucional (abrigos) mantidas pelo próprio município ou por organização não-governamental para dar proteção e cuidado às crianças e adolescentes. E em nenhum município há o serviço de acolhimento em família acolhedora que, inclusive, deve ser uma alternativa preferencial ao acolhimento institucional, nos moldes do art. 34, § 1º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

A proposta é quadruplicar o número de municípios que oferecem serviços de acolhimento a crianças e adolescentes até o final de 2015 mobilizando a sociedade civil para participar das ações de defesa das crianças e adolescentes que mais precisam de amparo.

A Campanha ABRACE VIDAS foi lançada pelo Ministério Público no dia 18 de agosto de 2014, no Auditório Máster da Escola de Governo do Estado, na cidade de Natal/RN, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), a Federação dos Municípios do RN (FEMURN), a Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM) e o Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social do RN (COEGEMAS).

O evento contou com a participação dos membros do Parquet potiguar com atribuição na área da Infância e Juventude, como também de Prefeitos, Presidentes das Câmaras Legislativas, Vereadores e Secretários de Assistência Social de vários municípios do Estado.

Como representante do município de Ruy Barbosa esteve presente no evento a Sra Maria Mary Mércia Felipe da Silva, Articuladora Municipal do Selo Unicef.

Relação dos municípios que encaminharam representantes ao lançamento da Campanha Abrace Vidas:

1 ACARI
2 ALEXANDRIA
3 ALTO DO RODRIGUES
4 ANGICOS
5 APODI
6 ASSU
7 BARCELONA
8 BODO
9 BREJINHO
10 CAIÇARA DO RIO DO VENTO
11 CAICO
12 CAMPO GRANDE
13 CAMPO REDONDO
14 CANGUARETAMA
15 CARAUBAS
16 CARNAUBAIS
17 CEARA-MIRIM
18 CERRO CORA
19 CRUZETA
20 EXTREMOZ
21 FELIPE GUERRA
22 FLORANIA
23 FRANCISCO DANTAS
24 GOIANINHA
25 GUAMARE
26 GUAMARÉ
27 IELMO MARINHO
28 IPANGUAÇU
29 ITAJA
30 JANDAIRA
31 JARDIM DE ANGICOS
32 JARDIM DO SERIDÓ
33 JOSÉ DA PENHA
34 JUCURUTU
35 LAGOA DE PEDRAS
36 LAGOA NOVA
37 LAJES
38 LAJES PINTADAS
39 LUCRECIA
40 MACAIBA
41 MACAU
42 MAXARANGUAPE
43 MONTE ALEGRE
44 NATAL
45 NÍSIA FLORESTA
46 NOVA CRUZ
47 OURO BRANCO
48 PARAU
49 PARNAMIRIM
50 PASSAGEM
51 PEDRO AVELINO
52 PEDRO VELHO
53 POÇO BRANCO
54 RIACHO DA CRUZ
55 RUI BARBOSA
56 SANTA CRUZ
57 SANTANA DO MATOS
58 SANTANA DO SERIDO
59 SÃO GONÇALO DO AMARANTE
60 SÃO JOÃO DO SABUGI
61 SÃO JOSÉ DE CAMPESTRE
62 SÃO JOSE DE MIPIBU
63 SÃO JOSÉ DO SERIDÓ
64 SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
65 SÃO PEDRO
66 SÃO RAFAEL
67 SÃO TOME
68 SÃO VICENTE
69 SENADOR ELÓI DE SOUZA
70 SENADOR GEORGINO AVELINO
71 SERRA CAIADA
72 SERRA DE SÃO BENTO
73 SERRA NEGRA DO NORTE
74 SERRINHA
75 SITIO NOVO
76 TAIPU
77 TIBAU
78 TIBAU DO SUL
79 TIMBAÚBA DOS BATISTA
80 UMARIZAL
81 VÁRZEA
82 VIÇOSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário