quarta-feira, 18 de novembro de 2015

PMRB e SMEC Realizaram: VIII Encontro de Formação de Professores Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC no município de Ruy Barbosa – RN



Por Ivanuza Costa
A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa/RN através da Secretária Municipal de Educação e Cultura realizaram no dia 03 de novembro de 2015, aconteceu o VIII encontro de formação dos professores alfabetizadores pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2015 com o Foco temático: Gestão escolar e ciclo de Alfabetização, com objetivos de Argumentar que o eixo da mobilização e da gestão é central para efetivação do PNAIC, o que implica a participação efetiva de gestores municipais e escolares na implantação do Programa. , refletindo sobre o compromisso de cada instância dentro do sistema escolar: Gestor, coordenador e professor para a garantia dos Direitos de Aprendizagem das crianças.
Professora Esp. Maria Ivanuza Ferreira Costa, iniciou as ações formativas do PNAIC, com a apresentação da pauta do encontro do Pacto para os professores alfabetizadores do município de Ruy Barbosa-RN 2015,dando prosseguimento  com uma Leitura deleite: Manoel de Barros Memorias inventadas.
No momento de estudo foi realizado a uma atividade vivencial, fazendo a seguinte reflexão: Qual o papel de cada instância na gestão do ciclo de alfabetização? Os cursistas puderam fazer um levantamento dos conhecimentos prévios sobre o papel do gestor escolar, do coordenador pedagógico e do professor no processo educacional, fazendo em seguida uma socialização da atividade.
No momento da exposição dialogada sobre a Organização do trabalho pedagógico dentro e fora da sala de aula, dando enfoque nos questionamentos:  De que modo os sistemas de ensino se relacionam com o fazer cotidiano, de modo a favorecer a aprendizagem dos alunos? e Qual seria a relação do que acontece dentro da sala de aula e fora dela?
            Concluindo as atividades com uma leitura compartilhada do texto: Alguns apontamentos de pesquisa: p.38-41 do Caderno de Gestores, solicitando assim, a tarefa para casa: Para os Gestores Escolares Esboço de um relato de experiência das ações do PNAIC na sua instituição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário