quarta-feira, 9 de agosto de 2017

PMRB e SMEC Realizaram: III Planejamento Bimestral da Rede Municipal de Ensino de Ruy Barbosa/RN.



A prefeitura Municipal de Ruy Barbosa, através da Secretaria Municipal de Educação realizou na última segunda-feira, dia 07/08, o III Planejamento bimestral, cumprindo mais uma definição do calendário escolar 2017. O evento aconteceu no Centro Integrado de educação Infantil Professora Joseane Coutinho Dias e trouxe para o centro das discussões a temática a avaliação e Aprendizagem: relação indissociável através de uma encenação do texto “A rainha que não sabia avaliar”,abrindo espaço para uma discussão sobre o ato de avaliar e sua complexidade  nos dias atuais.

Com objetivo de divulgar os indicadores de desempenho escolar das turmas de alfabetização (1º 2º e 3º anos), Letramento I(4º 5º e 6º anos)  e Letramento II (7º 8º e 9º anos) nas avaliações promovidas pelo programa Novo mais educação, a equipe da  SMEC apresentou  aos professores da Rede Municipal ,um panorama da situação atual no que concerne  a aprendizagem das nossas crianças e adolescentes em Língua Portuguesa e Matemática, promovendo uma reflexão sobre  a intencionalidade da avaliação nos dias atuais ,como instrumento norteador do processo de ensino e aprendizagem. Tendo os profissionais da Educação como protagonistas, o evento  oportunizou de uma forma dinâmica e coletiva  repensar a escola e os instrumentos de avaliação através dos posicionamentos de diversos teóricos como Luckesi,Hoffmann e Paulo Freire, representados pelos nossos nobres professores. Dessa forma, a avaliação foi discutida através de diferentes olhares e vista como uma das principais ferramentas para orientar o ensino, rever conceitos, repensar práticas (re) planejar e qualificar a aprendizagem, na perspectiva de garantir o desenvolvimento integral do aluno.

Dando continuidade a programação, os professores foram agrupados por modalidades de ensino onde se deu o planejamento das ações didático-pedagógicos com os coordenadores  de cada instituição. Esse momento possibilitou um planejamento minucioso das ações relativas ao cumprimento do calendário escolar, sincronizando o conteúdo cultural ao conteúdo formal de cada ano/série. Desse modo foram abordadas pedagogicamente: O dia dos pais, dia do estudante, semana literária e Independência do Brasil. Durante o encerramento a coordenadora Geral: Professora/Especialista:  Ana Rodrigues de Souza agradeceu a todos e reforçou a importância do trabalho coletivo, afirmando “estamos todos no mesmo barco,cada qual com o seu remo mas todos  remando na mesma direção,rumo a qualificação da aprendizagem das nossas crianças, adolescentes e jovens”.

Secretaria Municipal de Educação
Educação se faz com compromisso!

Prefeitura municipal de Ruy Barbosa
Governando para todos!















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário