sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

PMRB e SMEC: Realizou Aula Inaugural do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2017 – Ruy Barbosa/RN.



A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizaram na tarde da ultima quinta-feira 30 de Novembro de 2017, A Abertura oficial do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2017. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”. Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
Este primeiro encontro de formação propiciou discussões frutíferas a respeito das mudanças no programa, na continuidade das ações para a edição 2017/2018, bem como a inclusão da Educação Infantil e do Programa Novo Mais Educação nesse processo de reflexão e de compromisso para garantir a todas as crianças o direito de se alfabetizarem plenamente. A participação dos professores superou as expectativas. Isso demostra, dentre outros aspectos, o compromisso com a alfabetização de todas as crianças de alcançamos a Meta 5 do Plano Municipal de Educação – PME – Lei Municipal nº 451/2015 – “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.
Em sua edição 2017 o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC é constituído pela seguinte equipe de formação: Profª Especialista – Ana Rodrigues de Souza – Formadora da Educação Infantil, Profª Maria Mary Mércia Felipe da Silva – Formadora do Ciclo de Alfabetização 1º ao 3º Ano Fundamental I, Profª Especialista Vitória Rosecleide da Costa – Formadora do Programa Novo Mais Educação – PNME, Orientados pela Coordenadora Local Profª Especialista Rita Ferreira da Silva.
Em seu discurso na Aula Inaugural, o Secretário Municipal de Educação Januário Neto expressou: “Que o compromisso de todos possa ser crescente e os efeitos se façam sentir nas práticas docentes e no aprendizado de todas as crianças”. 
   
PREFEITURA MUNICIPAL DE RUY BARBOSA
GOVERNANDO PARA TODOS.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO SE FAZ COM COMPROMISSO.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário